O bem-estar psicológico e a motivação serão fundamentais para determinar a nossa atividade em 2022. Treinos híbridos, exercícios de força, mini treinos e novas tecnologias serão os protagonistas do ano, segundo os centros Basic-Fit (maior cadeia de ginásios da Europa).
O início do ano não só dá início a boas resoluções para estar em forma, como também permite antecipar as tendências que vão marcar o mundo do fitness nos próximos 12 meses. O que podemos esperar de 2022? O que há de novo nos ginásios? Quais são os treinos mais procurados? O que quer que este ano nos traga, haverá uma constante: o nosso estado de espírito será vital para fazer de 2022 o ano em que alcançamos os nossos objetivos saudáveis. Este é um ótimo momento para começar a criar os hábitos que tanto nos motivam, trazendo bem-estar mental e físico para as nossas vidas, como explica o Basic-Fit.
Mas antes de saber o que está por vir, é interessante fazer um balanço do que aconteceu no ano passado. Segundo dados da rede Basic-Fit, durante 2021 as aulas coletivas presenciais mais procuradas pelos utilizadores foram, nesta ordem, as de Booty, Body Combat, Zumba e Body Pump. Por sua vez, as aulas virtuais mais seguidas foram Barbell, ABS & Core, Bootcamp e Booty.
Em relação ao conteúdo de seu aplicativo, o mais consultado (com 66%) foram os vídeos instrutivos sobre exercícios.
Quanto ao que 2022 nos trará, os especialistas do Basic-Fit destacam:
Sob demanda: Os treinos virtuais continuarão a aumentar. A sua oferta “à la carte” permite que as aulas de ginásio sejam adaptadas aos horários dos utentes e não o contrário, o que é uma grande vantagem. Embora a opção presencial seja sempre mais divertida, a tecnologia facilita o planejamento do treino para atender o consumidor.
Exercícios híbridos: Poder combinar os benefícios de se exercitar no ginásio com o de treinar em casa é o futuro do fitness, e significa ter todas as vantagens de ambas as opções ao seu alcance. Cada vez mais ginásios estão a aumentar a opção de oferecer essa combinação de aulas presenciais e virtuais.
Atenção plena: Sentir-se bem fisicamente e mentalmente é o verdadeiro significado do exercício físico. Treinar mindfulness dentro de aulas de Yoga e Pilates ou fazer meditação guiada serão ferramentas cada vez mais exigidas para combater o stress, conectar a mente e o corpo e alcançar o bem-estar completo.
Mini treino: Tendência crescente projetada para manter a forma quando não há muito tempo livre, os mini-exercícios são treinos curtos, mas intensos, que podem ser feitos em casa ou durante uma pausa no trabalho. Um treino HIIT ou Tabata, ou mesmo um treino rápido de ciclismo indoor, pode ser a alternativa perfeita para quem não pode se comprometer com um treino longo.
Treino de Força: Fortalecer o seu corpo com musculação continuará a ser popular em 2022, mas muda a maneira de como o faz. O foco agora está mais em pesos livres e treinos de força funcional. Não precisa de muitos pesos ou grandes equipamentos para entrar em forma. O peso corporal intercalado com pesos menores também é muito eficaz.
Apps e personal trainer online: As aplicações no telemóvel serão consolidadas durante este ano. O seu uso torna mais fácil e divertido criar hábitos saudáveis, além de permitir que alcance metas de condicionamento físico a qualquer hora e em qualquer lugar.
Junto com essas tendências, a motivação e o estado de espírito serão fundamentais para determinar as nossas ações e movimentos, que por sua vez se retroalimentam com a prática de fitness, como evidenciado por uma pesquisa recente sobre academias e saúde realizada pela Basic-Fit. Nele, mais de 90% das pessoas afirmaram sentir maior força e bem-estar mental, serem mais felizes e melhorarem a sua autoestima com a prática desportiva.