Para se dedicar profissionalmente à preparação física personalizada é necessário não só ter a formação necessária para conhecer os fundamentos da anatomia humana, nutrição e educação física, como também é preciso levar a cabo toda uma estratégia comercial para se sobressair num setor em que há uma competição crescente.
Conseguir o destaque entre os demais pode não ser tão simples, mas é imprescindível tornar-se conhecido não só como figura da preparação desportiva, mas como ícone de um método de preparação único que faz de seus serviços algo diferenciador. Para isso, é necessário realizar uma série de tarefas usando um dos principais canais de comunicação da atualidade: a Internet.
Para alcançar uma participação de mercado muito maior e aumentar a carteira de clientes, compilamos uma série de dicas que podem ser de grande utilidade na hora de aumentar os contatos. Dez dicas que podem fazer a diferença não só para aumentar os lucros, mas principalmente no que diz respeito à necessidade de dezenas de pessoas melhorarem sua condição física com planos de preparação adequados.
Hoje em dia, qualquer empresa, negócio ou trabalhador que queira ser conhecido utiliza a Internet para publicar em blogs, perfis de redes sociais ou plataformas de streaming de vídeo em que consiste a sua atividade e o que a diferencia das restantes.
Hoje, a Internet é a maior e mais consumida plataforma de comunicação em todo o mundo, tanto em ambientes domésticos como ao ar livre, graças aos avanços tecnológicos que os dispositivos portáteis experimentaram nos últimos anos, que permitem desfrutar de uma ligação à Internet estável durante as viagens de férias, escapadelas ou viagens diárias curtas.
Isso faz com que ter um perfil nas redes sociais, um site pessoal e um blog seja imprescindível. E não apenas uma das três opções, mas todas elas e integradas entre si. O melhor é ter uma página web onde possa disponibilizar as informações do personal trainer, conhecer as características da sua metodologia de trabalho, integrar vídeos demonstrativos e ter acesso direto ao blog. Um blog que, aliás, deve mostrar com regularidade e variedade o seu conteúdo para não dar a sensação de abandono, que é fatal para os novos clientes.
É fundamental cuidar da imagem dos perfis públicos, principalmente Instagram e Twitter. Devem ter conteúdo regular e atualizações constantes para que os tweets cheguem a cada vez mais pessoas.
Criar um perfil público com fotos, stories e reels é muito bom, mas nada como ser capaz de ensinar aos outros como trabalha para convencê-los completamente. Pode optar por carregar conteúdos de vídeo mais ou menos regulares, demonstrando os ambientes em que trabalha (parques, centros desportivos, ginásios, jardins, espaços públicos) e a forma como baseia o seu método de preparação, embora os diretos sejam cada vez mais atrativos e ofereçam um maior grau de interação com os usuários da Internet.
Por meio dos canais de streaming de vídeo ou redes sociais, os usuários da Internet poderão interagir ao vivo e ver como trabalha enquanto comentam ou fazem perguntas diretas que pode responder. É uma ótima maneira de mostrar-se ativo e que é uma boa opção para preparar fisicamente qualquer perfil de usuário.
Ninguém duvida, por exemplo, que um médico não está habilitado para exercer a profissão ao entrar no consultório, mas praticamente todos expõem o Diploma para oficializar ao público que possuem a formação necessária para tal. E isso não acontece apenas no campo da medicina: em qualquer campo é comum divulgar o curso que é realizado para que funcione como uma credencial para o público.
O facto de expor o Diploma no site ou em consultas presenciais faz com que potenciais clientes o possam ver como personal trainer, com formação específica e habilitado para inúmero tipo de treinos.
Ninguém duvida que lhe falta a formação necessária para se dedicar profissionalmente a preparação física personalizada, mas é preciso torná-lo conhecido de forma eficaz para que os interessados sejam atraídos pelo que oferece. Aspetos mais técnico e específicos entram aqui em jogo, mas podem ser de grande ajuda quando se trata de aumentar os contatos.
Uma dessas ferramentas é o SEO, e contar com os serviços de uma agência especializada em posicionamento orgânico na web, o que pode ser muito útil para aumentar a visibilidade do seu site nos principais motores de pesquisa.
Se optou profissionalmente pela preparação física personalizada, já sabe que um personal trainer não é apenas um preparador físico: é alguém com quem se cria um vínculo especial, mais cúmplice do que qualquer instrutor de ginásio, o que é benéfico na altura de aumentar a motivação e o desempenho durante as sessões de exercícios.
Oferecer um tratamento próximo e amigável, baseado na empatia, compreensão e paciência é importante, mas mostrar ao público esses pilares na sua metodologia é vital. São valores seguros que podem fazer pender a balança a seu favor em caso de indecisão.
Uma das características de identificação de qualquer personal trainer que se preze é sua alta adaptabilidade. Saber identificar as necessidades do cliente é fundamental para criar planos de treino personalizados, eficazes, e demonstrar a variedade das suas propostas sem descobrir os segredos da sua fórmula é fundamental para atrair o público.
Fazer isso na página da web, blogs e perfis de social media é uma boa ideia que pode servir como um guia para muitos usuários indecisos. Verificar até que ponto os seus planos podem ser adaptados a eles pode ser extremamente útil para formalizar uma nova contratação, portanto, não hesite em divulgar o que o torna especial e único sem revelar os segredos da sua metodologia de treino.
Ter uma montra virtual com os seus próprios perfis nas principais plataformas de vídeo, perfis de redes sociais, blogs e sites é essencial para aumentar a visibilidade na Internet, mas diversificar excessivamente pode ser contraproducente.
A estratégia vencedora para maximizar o efeito destas ferramentas é entrelaçar os conteúdos com naturalidade nas publicações, mas mostrando que existem canais de comunicação alternativos que também podem ser consultados. Isso não só beneficia o próprio personal trainer, que dá a conhecer os seus serviços de forma muito mais ampla, mas também agiliza a leitura do conteúdo aos interessados e pode aumentar o número de potenciais clientes.
Uma postagem de blog com referências a vídeos integrados de forma natural pode criar um efeito muito benéfico para ambas as partes, pois pode despertar o interesse do usuário em saber mais sobre os seus serviços. Por outro lado, aumentará a sua exposição virtual graças à integração das suas plataformas em publicações de diferentes formatos – textos, vídeos, publicações em redes sociais… -, para que seja muito mais fácil para o usuário visualizar os seus perfis: Instagram, Twitter ou YouTube.
Não estamos apenas a falar em atrair novos clientes, mas em fidelizar aqueles que já possui, algo quase tão importante quanto o primeiro. Durante anos, as grandes marcas usaram o Twitter e o Instagram como montras tradicionais em que os benefícios dos seus produtos eram expostos sem esperar a interação com os clientes.
Mas as possibilidades oferecidas por essas novas plataformas logo mostraram que era muito mais benéfico permitir a interação dos consumidores para obter um feedback valioso que permitiria, em última instância, oferecer um produto muito mais refinado e mais adaptado às reais necessidades do público.
O mesmo acontece se falamos de perfis pessoais ou páginas web dedicadas aos serviços de preparação física personalizados: de pouco servirão se fechar a porta à possibilidade de interagir com os seus clientes e com os utilizadores que o seguem e que, quem sabe, podem acabar por contratar os seus serviços.
Esta estratégia também é extremamente útil para manter ativa a comunidade que já tem como preparador físico.
E não o dizemos apenas cara a cara, visto que se presume que o tratamento presencial deve ser amável, amigável, próximo e cúmplice. Referimo-nos, sobretudo, às suas plataformas digitais. É essencial que seja conhecido em geral como alguém próximo e amigável, muito claro ao falar, mas sem ser curioso.
Esta sensação de clareza e proximidade é essencial quando se pretende oferecer serviços de treino físico personalizados a mais utilizadores, visto que estes tendem a procurar nos treinadores pessoas de carácter amável e claro nas suas instruções, que saibam do que estão a falar e que são capazes de adequar os treinos aos seus objetivos físicos.
Nesse sentido, o uso de publicações flash como stories do Instagram pode ser muito útil. São ferramentas destinadas a criar conteúdos mais pessoais e diretos de forma ágil.
Seja criando desafios para a comunidade, anunciando uma nova técnica de coaching, alterando valores ou lançando uma promoção, contratar os serviços de outros profissionais de fitness pode ser muito benéfico para o indivíduo. É hora de atrair novos clientes!
Apesar de o objetivo ser o destaque da concorrência, os outros personal trainers não são inimigos, nem ao contrário. Na verdade, este tipo de colaborações podem ser muito benéficas para ambas as partes, criando um efeito simbiótico no qual todos os treinadores podem aumentar a sua projeção digital e atingir um público potencial maior, interessado numa preparação física personalizada.
Este conteúdo é uma reprodução do Gym Factory. “10 consejos para ganar clientes si eres entrenador personal”. Pode visualizar este artigo na íntegra através do seguinte link:
https://www.gymfactory.net/2021/06/18/10-consejos-para-ganar-clientes-si-eres-entrenador-personal/